Chikungunya: conheça a doença, sua prevenção e exames disponíveis para diagnóstico!
O termo Chikungunya significa “aqueles que se dobram”, fazendo referência à aparência dos pacientes atendidos na região da Tanzânia onde ocorreu a primeira epidemia documentada desta doença.
É uma doença causada pelo vírus chikungunya (CHIKV) e no Brasil, até o momento, o vetor envolvido na transmissão do vírus é o Aedes aegypti.
A única forma de prevenção é eliminar os possíveis criadouros do mosquito, como água parada em recipientes abertos. Além disso, roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos. Mosquiteiros, repelentes e inseticidas também podem ser usados.
As principais características clínicas da infecção por chikungunya são edema e dor articular forte, especialmente nas articulações, podendo também ocorrer manifestações extra articulares.
A doença pode evoluir em três fases:
- Febril ou aguda: tem duração de 5 a 14 dias
- Pós-aguda: tem um curso de 15 a 90 dias
- Crônica: se os sintomas persistirem por mais de 90 dias após o início dos sintomas
Para auxílio no diagnóstico médico, o laboratório Maia disponibiliza exames laboratoriais, que possibilita a coleta diretamente em casa (saiba mais sobre este serviço pelo WhatsApp 3313-1100), são eles: - Anticorpos anti Chikungunya IgG e IgM:
Este exame pode ser realizado por meio de dois métodos: o imunoenzimático ou o imunocromatográfico (teste rápido). Ambos devem ser coletados preferencialmente entre o 6° e o 8° dia após o aparecimento dos primeiros sintomas. - Detecção de RNA do vírus por PCR:
Este exame é essencial para o diagnóstico de infecções agudas e a amostra deve ser coletada durante a fase inicial da doença até o 7° dia do surgimento dos sintomas.
A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para evitar sua propagação e minimizar seus efeitos na saúde da população. Assim, diante da suspeita procure um médico e conte com a gente para auxiliar no diagnóstico laboratorial.