O Laboratório Maia

HISTÓRIA

O Laboratório Maia foi fundado em 24 de março de 1983 na cidade de Pedro Canário-ES, pelo Dr. Arnaldo Maia Filho, Farmacêutico-Bioquímico, graduado pela FAFABES (Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Estado do Espírito Santo), Pós Graduado em Análises Clínicas pela FEUDUC (Fundação Educacional de Duque de Caxias) e Título de Especialista em Análises Clínicas pela SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas) tendo como sua sócia a Dra. Sandra Marilia Corcino Maia, médica pediatra, graduada pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria.

No ano de 1989, visando novas conquistas para o crescimento da empresa, o Laboratório Maia abre sua primeira filial em São Mateus-ES, que mais tarde tornou-se sua sede permanente.

Com o crescimento da empresa e a necessidade de melhor atender seus clientes, o Laboratório Maia investiu em sua expansão criando novas unidades de coletas no município de São Mateus, Conceição da Barra, Jaguaré e Pinheiros todos no estado do Espírito Santo.

Dr. Arnaldo Maia Filho esteve na direção do Laboratório Maia desde sua fundação com preocupação precípua em acompanhar o desenvolvimento técnico-científico na especialidade de diagnósticos laboratoriais, sempre atualizando técnicas e metodologias.

Atualmente a empresa é administrada pela Dra. Sandra Marília Corcino Maia, na função de Diretora Geral e Administrativa e pelo Dr. Pedro Augusto Corcino Maia na função Diretor Financeiro permanecendo, contudo, a busca pelo desenvolvimento técnico-científico perseguidos pela administração anterior.

O Laboratório Maia possui um corpo de profissionais altamente qualificados com formação em bioquímica buscando constantemente atualização por meio de cursos, palestras e congressos, tendo como Diretora Técnica a Dra. Janaína Costa da Silva.

Com vista em atender a grande demanda de exames requisitados, o Laboratório Maia tem investido na aquisição de software e equipamentos de última geração com automação em bioquímica e hematologia já implantadas.

Com a finalidade de controlar a qualidade dos seus exames nas diferentes áreas, o Laboratório Maia possui um rigoroso controle de qualidade interno utilizando-se de provedores externos: SBAC e CONTROLLAB (PELME) – Patrocinados pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas e Patologia Clínica, respectivamente.

Além disso participa do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) – Patrocinado também pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, onde vem sempre recebendo a avaliação “Excelente” desde o ano de 1996.
Para atender às solicitações médicas de outros exames especializados, o Laboratório Maia mantém contratos com laboratórios clínicos de apoio qualificados.

Outra grande e constante preocupação do Laboratório Maia é a qualidade dos serviços prestados aos seus clientes, mantendo com eles canal de comunicação por meio do seu site, do serviço de telefonia e ainda por meio de formulário de pesquisa de satisfação, que são analisadas periodicamente com retorno ao cliente.

Com o objetivo de superar a satisfação de seus clientes, e buscar um reconhecimento diferenciado no mercado de análises clínicas, em 2006 a Direção do Laboratório Maia decidiu buscar novas e modernas técnicas e conhecimento para sua equipe no que diz respeito à Gestão. Após análises do mercado decidiu implementar um Sistema de Gestão da Qualidade com base no Manual Brasileiro de Acreditação – ONA e também nos princípios de gestão estabelecidos pela norma NBR ISO 9001:2000, conquistando em 2010 o Nível de Excelência em Qualidade Laboratorial.

VALORES ÉTICOS

ATENÇÃO E RESPEITO

Atenção e Respeito ao médico e ao cliente/paciente; que são quem viabilizam as nossas metas de Qualidade e Segurança.

PRECEITOS ÉTICOS

Preceitos éticos através dos quais o nosso trabalho se desenvolve, tendo sempre como base principal o respeito à vida e ao indivíduo.

COMPROMETIMENTO

Comprometimento com a GESTÃO DA QUALIDADE em todas as etapas do processo produtivo, que tem início com a solicitação do médico ou do cliente ao buscar nossos serviços, até a entrega do laudo e sua continuidade, assegurando o controle eficaz desse processo.

INTEGRIDADE

Integridade através da qual estabelecemos valores de confiança, sigilo, honestidade e respeito para com nossos clientes e colaboradores.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Implementar ações de Responsabilidade social, que possibilitem o envolvimento da empresa em MELHORIAS SOCIAIS e preservação do MEIO AMBIENTE.

VISÃO

Ser Referência e solução em medicina Laboratorial no norte capixaba, fortalecendo o nosso Compromisso com a Saúde e com a Vida para com toda a sociedade.

MISSÃO

Disponibilizar para os nossos clientes acesso à medicina laboratorial com foco em prevenção e promoção da saúde, auxílio ao diagnóstico e tratamento, com assessoria científica para os médicos e outros profissionais da saúde com foco em qualidade e segurança, fortalecendo assim o nosso Propósito de cuidar da Saúde e da Vida.

POLÍTICA

SATISFAZER plenamente nossos clientes e buscar excelência no atendimento.

CONTROLAR E MELHORAR a qualidade dos exames e serviços prestados

DISPONIBILIZAR resultados de exames confiáveis

IMPLEMENTAR continuamente melhorias aos processos, fortalecendo a competência de nossa equipe.

FORTALECER parceria com nossos fornecedores

ATUAR como organização socialmente responsável, minimizar impactos contra o Meio Ambiente.

DIREITOS E DEVERES DOS CLIENTES

  • DIREITOS

1. Receber um atendimento cordial (respeitoso, humanizado e atencioso), livre de preconceitos de raça, etnia, credo, sexo, idade, origem ou quaisquer outros tipos de preconceito por parte dos nossos colaboradores;

2. Ser identificado pelo nome e sobrenome civil, devendo existir em todo documento do usuário ou usuária um campo para se registrar o nome social, independente do registro civil, sendo assegurado o uso do nome de preferência, não podendo ser identificado por número, nome ou código da doença ou outras formas desrespeitosas ou preconceituosas.

3. Ter assegurada sua integridade física e moral, sua segurança, individualidade e privacidade, bem como respeitado por seus valores culturais, morais e éticos, e preservadas a sua imagem e identidade;

4. Poder identificar todos os profissionais que atuam direta ou indiretamente no seu atendimento através do jaleco com nome ou crachá (que deve conter o nome legível e estar fixado em local visível);

5. Ter assegurada a confidencialidade dos resultados de seus exames clínicos, como também, de tudo aquilo que mesmo desconhecido pelo próprio paciente, possa o profissional que atua na instituição ter acesso, através do histórico do paciente;

6. Receber orientações e esclarecimentos acerca de documentos e/ou formulários que porventura sejam apresentados para a sua assinatura, de forma a demonstrar seu entendimento claro e consciente para uma opção segura;

7. Receber auxílio de um profissional devidamente habilitado sempre que necessitar ou  em qualquer situação, de forma a garantir seu bem-estar, conforto e segurança;

8. Ter em todas as unidades de atendimento acessibilidade compatível com suas necessidades particulares/ especiais, de forma autônoma ou assistida, , quando na busca pelos serviços disponibilizados pela empresa;

9. Se idoso, ter todos os direitos previstos no estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/03 e Lei Nº 13.466, de 12 de julho de 2017 respeitados e atendidos, assim como também, ter assegurado a prioridade especial aos maiores de oitenta (80) anos;

10. Se menor de 16 anos de idade, ter como defensores de seus interesses a mãe, o pai ou o responsável legal, que poderá participar ativamente das decisões acerca dos procedimentos diagnósticos, sendo diretamente orientado e esclarecido, exceto quando existir determinação judicial, que diga o contrário;

11. Consentir ou recusar a realização dos procedimentos diagnósticos, após ter sido informado e esclarecido, sem que lhe sejam aplicadas por isso, sanções legais ou morais;

12. Ser esclarecido dos riscos e benefícios referentes ao procedimento que compõe o seu diagnóstico, assim como também, ser orientado quanto a cobertura e/ou a responsabilidade financeira que incidirá sobre tal procedimento, podendo aceitar ou não realizar;

13. Ter acesso ao detalhamento da cobrança de seus exames, quando realizados sob regime particular;

14. Ser comunicado dos canais de informações oferecidos pela empresa para orientações e esclarecimentos de dúvidas, assim como também, para a realização de reclamações referentes ao serviço prestado;

  • DEVERES

1. Agir socialmente e com discrição nas dependências do laboratório;

2. Disponibilizar todos os documentos solicitados e necessários para o processo de autorização e aprovação do atendimento, bem como apresentá-los sempre que solicitado;

3. Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico, bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que estiverem em sua posse;

4. Expressar se compreendeu as informações e orientações recebidas, fazendo perguntas sempre que existirem dúvidas;

5. Fornecer informações precisas e completas sobre seu histórico de saúde, doenças prévias, queixas e enfermidades, história de uso de medicamentos, drogas, reações alérgicas e demais informações relacionadas à sua saúde, quando no seu atendimento;

6. Observar todas as recomendações e instruções que lhe foram transmitidas pelos profissionais da saúde que prestaram ou prestam atendimento, assumindo a responsabilidade pelas consequências advindas da não observação de tais instruções. Seguir rigorosamente as recomendações verbais e escritas para a realização do exame, assim como também, preparo e suspensão de medicamentos em uso (quando autorizado pelo médico solicitante);

7. Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais da instituição, tratando-os de forma civilizada e cortês;

8.  Atender e respeitar a proibição para uso de fumo e derivados do tabaco, bebidas alcoólicas e produção de ruídos que venham prejudicar a saúde de terceiros;

9. Não realizar filmagens ou fotografias nas dependências do laboratório, de forma a evitar a exposição de terceiros, quer sejam clientes ou colaboradores;

10.  Para os pais ou responsáveis de pacientes menores de 16anos as regras aqui referidas deverão ser igualmente observadas e seguidas;

11. Zelar, durante o seu período de atendimento, pelo patrimônio privado da instituição colocado à disposição para   seu conforto e dos demais pacientes, como também contribuir para a segurança e limpeza do ambiente;

12.  Honrar com seu compromisso financeiro e saldar suas despesas provenientes de procedimentos diagnósticos ou quaisquer serviços prestados pela instituição;

13. Assumir a responsabilidade pela recusa a procedimentos, exames ou tratamentos recomendados, assim como também, pelo descumprimento das orientações realizadas pelo profissional ou equipe de saúde;

14.  Ser responsável por seus pertences pessoais;

DADOS

Razão Social: LABORATÓRIO MAIA LTDA
CNPJ: 28.471.514/0001-44
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 004562
Endereço: Rua da Liberdade, nº 248, Centro, São Mateus –  ES
CEP: 29930-130
Telefones: (27) 3313-1100 e 3313-1113
Inscrição no Conselho Regional de Farmácia: 000725
Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde(CNES) nº 2484110

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